• Início
  • News
  • Onde comer em St. Barths
  • Onde comer em St. Barths

    Onde comer em St. Barths

    Dicas gastronômicas pelo chef três estrelas Michelin Jean-Georges Vongerichten

     

    Francês radicado em Nova York, o chef três estrelas Michelin Jean-Georges Vongerichten é dono de um império gastronômico com mais de 30 empreendimentos espalhados por Londres, Paris, Las Vegas, Tóquio e São Paulo (o restaurante do Palácio Tangará leva a assinatura dele). Quando quer descansar, ele escapa para St. Barth. “Eu amo ir ao Maya para o jantar. O chef é de Guadalupe e cozinha excelentes pratos crioulos. Sou fã do L’Isola. Sempre vou lá quando estou com vontade de almoçar comida italiana”, diz Vongerichten. “Também gosto de visitar os hotéis Taiwana, Ile De France e Eden Rock para o almoço. Para um grande hambúrguer, eu vou no La Gloriette, na praia”. Confira mais opções:

     

    Boulangerie Choisy

    Comece o dia com um café da manhã na tradicional La Boulangerie Choisy (filial em Gustavia e Lorient). Experimente os croissants e pain chocolat mais fresquinhos da ilha.
    Rue du Roi Oscar II
    Tel.: +590 29 76 78
    facebook.com/laboulangeriechoisy

     

    JoJo Burger

    Para um pós-praia descontraído, uma ótima pedida é o JoJo Buger, tradicional hamburgueria em frente à praia Lorient, point de surfistas na ilha. Por lá, são imperdíveis o cheeseburguer feito com queijo de cabra e o hambúrguer de peixe mahi mahi.
    Anse de Lorient
    Tel.: +590 27 50 33
    facebook.com/JOJO-Burger

     

    Os points à beira-mar estão a todo vapor

    São 81 (bons) restaurantes nesta pequena ilha de 25 quilômetros quadrados. Além dos que ficam dentro dos hotéis espalhados pelas baías ao norte, comandados por chefs que passaram por grandes cozinhas da França, é em Gustavia que você encontra os endereços icônicos, como o Maya, de comida créole e ambiente informal. Tem também as franquias internacionais como o Nikki Beach, onde todo mundo se encontra durante as tardes dos fins de semana, e o Bagatelle, no porto de Gustavia, que ganham um parceiro de peso: o Kinugawa, o restaurante japonês mais badalado de Paris abre em breve filiais em Saint-Tropez e Saint-Barth. (Shoichi Iwashida)  @mayasstbarth / @nikkibeachsaintbarth / @bagatellesb / @kinugawaparis
     

    O mercado dos iates

    Ao passear no centro, não deixe de conhecer o American Gourmet, um mini-mercado que abastace os iates da ilha. Destaque para a prateleira de azeites, uma seleção dos melhores do mundo, e a geladeira de caviar.
    Rue du General de Gaulle
    Tel.: +590 52 38 80
    @american.gourmet

     

     

    L’Isola

    Ao menos uma noite, vá ao disputadíssimo
    L’Isola, em Gustavia. É imperdível o carpaccio de polvo e o fettuccine com ragu de costela assada com crosta de ervas.
    Rue du Roi Oscar II
    Tel.: +590 51 00 05
    lisolastbarth.com

     

    "É o melhor restaurante italiano da ilha. O risoto de lagosta de lá é inesquecível!" Lethicia Bronstein, Estilista

     

    La Gloriette

    St. Barth é famosa por seus restaurantes à beira-mar, mas nem todos são tão casuais e descontraídos como esta pequena joia ao ar livre no Grand Cul de Sac, que é melhor visitar para um almoço tardio. Há apenas um punhado de mesas de piquenique, espalhadas sob cocolobas, e a pequena casa principal e a cozinha.
    Grand Cul de Sac
    Tel.: +590 29 85 71

     

    Eddy’s Ghetto

    Para quem deseja conhecer um pouco da culinária local, é mandatório fazer uma visita ao descontraído Eddy’s, em Gustavia, restaurante predileto do ator Tom Hanks em St. Barth. Peça uma porção de accra, bolinho de peixe tradicional do caribe. O menu mistura a gastronomia créole à francesa, além de referências que o dono, o simpático Eddy Stakelborough, traz de suas viagens mundo afora.
    Rue Samuel Fahlberg
    Tel.: +590 27 54 17
    eddysghetto.com

     

    Bonito

    Com serviço impecável, linda vista do Porto de Gustavia e pratos que unem a gastronomia francesa à latino-americana, o restaurante tem o melhor ceviche da ilha e drinques excelentes.
    Rue Lubin Brin
    Tel.: +590 27 96 96
    ilovebonito.com

     

    "O melhor ambiente para jantar é sem dúvida do restaurante Bonito. Peça o drink Sex in the Bath." Didi Krepinsky, Digital Influencer.

    A melhor adega da ilha

    A adega La cave du Port Franc, no Quai de la Republique, ao norte de Gustavia pela estrada que vai para Public (a zona industrial da ilha), é um must para apreciadores de vinhos. A seleção diversificada de mais de 200 mil garrafas de vinho, entre italianos e franceses, é de fazer cair o queixo. Leve uma garrafa de Cuvée Symphonie e de La Coulée de Serrant, provavelmente um dos melhores vinhos brancos do mundo.
    lacaveduportfranc.com
     

    Grandes chefs franceses se reúnem em Saint Barthélémy em novembro

    É difícil falar em terroir, conceito dos mais importantes para a gastronomia francesa, em uma ilha que precisa importar das ilhas vizinhas (e da própria França) praticamente todos os ingredientes utilizados na cozinha. Mas é só em Saint Barth onde você consegue provar, em quatro dias, menus-degustação de alguns dos mais estrelados chefs de restaurantes espalhados por toda a França, durante o Saint Barth Gourmet Festival que acontece todo mês de novembro desde 2013. Em cada edição, sete chefs convidados cozinham nos melhores hotéis em uma verdadeira celebração da gastronomia francesa. Em 2019, o festival acontece entre os dias 6 e 10 de novembro. (Shoichi Iwashida)
    saintbarthgourmetfestival.com/pt
    Compartilhe este post