Shopping bag
Oops! Seu carrinho ainda está vazio!
Confira nossos produtos e encontre algo para você.
Continue comprandoConfira nossos produtos e encontre algo para você.
Continue comprandoHabitada há centenas de anos pelos Pataxós, a região onde Trancoso foi fundada em 1586 pelos jesuítas é uma das mais intocadas do Brasil. A plácida vila de pescadores no sul da Bahia manteve-se resguardada até a chegada dos primeiros forasteiros que ali se estabeleceram, na década de 1970.
De lá pra cá, muita coisa mudou. Chegaram eletricidade, protetor solar, estradas, wi-fi, festas e celebridades nacionais e internacionais que tendem a gostar do local justamente porque podem ficar à vontade e abraçar despreocupadamente a cultura despretensiosa de seus nativos.
A alma e a essência da vila que virou cidadezinha continuam intocadas e repletas de magnetismo, good vibes, simplicidade e charme rústico que encantam a todos que por lá passam. São essas as qualidades que ligam o mais luxuriante balneário do Nordeste à Barthelemy, label referência em alfaiataria para praia.
Ao investir no ideal de lifestyle de Trancoso, conseguimos transportar para o nosso DNA a atmosfera de seus 24 km de praia, de seus festivais de música, de suas cerimônias de dança lunar, de suas festas que duram até altas horas da madrugada, de suas festividades que celebram o sagrado, de seu eterno Quadrado e de seus habitantes.
Para completar a conexão que estabelecemos com a região, lançamos esse guia de viagem com dicas preciosas para você aproveitar melhor sua viagem a Trancoso – uma curadoria minuciosa feita por moradores locais e habitués de longa data.
Aproveite e boa viagem!
Dicas para deixar sua estadia ainda mais perfeita.
Trancoso fica no distrito de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia. A região faz parte da chamada Costa do Descobrimento, Patrimônio Natural Mundial para a Reserva de Mata Atlântica concedido pela Unesco.
Nunca é um mau momento para estar em Trancoso. De novembro a abril, as temperaturas sobem e a média fica entre 28°C e 30°C. No inverno, essa média cai e fica entre 19°C e 25°C.
Partindo das principais capitais do Brasil, os voos duram cerca de 2 horas. Para as rotas comerciais, o ponto de chegada é o aeroporto de Porto Seguro (BPS), de onde é possível seguir de carro, ônibus, táxi, Uber ou transfer particular. Para voos particulares e charter, há o Aeroporto Terravista (@aeroportoterravista), capacitado para receber apenas jatos executivos, localizado no Condomínio Terravista, a apenas alguns quilômetros de Trancoso. Outra opção é voar de helicóptero do aeroporto de Porto Seguro até o Terravista (flyflapper.com). De carro, a melhor opção é o percurso de 77 quilômetros que começa pela BR367, em Porto Seguro, e segue depois pela BA-001 até Trancoso.
É possível curtir Trancoso somente a pé, alcançando várias praias próximas e pontos de interesse no entorno do Quadrado. Mas, se você pretende explorar a região ou visitar praias mais afastadas, o melhor a se fazer é alugar um carro ou quadriciclo. Basta agendar na recepção da pousada ou em agências turísticas no centro do vilarejo.
Highlights da história desse cenário, refrescado pela brisa always on da Bahia.
A história de Trancoso confunde-se com a própria história do Brasil, pois foi nesta região do litoral sul da Bahia que a esquadra de Pedro Álvares Cabral “descobriu” o Brasil.
Mais ou menos na metade do século XVI, os jesuítas chegaram ao local e ergueram a Igreja de São João Batista dos Índios, em torno da qual foram sendo levantadas as casas que formaram a pequena aldeia e que ficou conhecida como Quadrado. Em 1759, por ordem do rei de Portugal, a aldeia foi promovida a vila.
Os moradores, em sua maioria pescadores e fazendeiros, gostaram dos visitantes e os receberam com entusiasmo. Foi esse encontro de culturas, tradições e sabedorias tão distintas, em um lugar paradisíaco e isolado pela mata, que ajudou a moldar a atmosfera de Trancoso.
O maior charme do destino está nesta simplicidade que é a cara do Brasil, com praias, história, diversão e cultura no mesmo lugar.
Casa Barthelemy
Aberta no verão de 2019, a Barthelemy Beach House – localizada em uma casa histórica do Quadrado – possui uma prainha de areia instalada em frente à sua fachada e uma antiga canoa azul que virou banco e patrimônio local. O interior da loja foi reformado e decorado usando materiais e móveis vintage garimpados em antiquários, fazendas e casarões da região. Nas prateleiras, você encontrará a combinação perfeita da alfaiataria clássica com modelagem moderna e tecidos tecnológicos. São shorts de praia, shorts casuais, camisas de linho e camisas polo que encaram desde uma praia, com muito estilo, a um restaurante ou balada, com muito despojamento.
Quadrado
Quando você diz que vai a Trancoso, é comum ouvir sobre as belezas do Quadrado. A igrejinha, as fachadas coloridas e a energia única do espaço parecem quase superar a natureza.
O Quadrado não é apenas o lugar mais charmoso de Trancoso, ele é também o mais histórico. Na verdade, um retângulo, composto por um largo gramado que às vezes é feito de campo de futebol, com a Igreja ao fundo, de costas para o mar e as falésias, e rodeado por pequenas casas coloridas e coloniais tombadas como patrimônio histórico.
No começo do século XX, quando ainda era apenas um vilarejo de pescadores isolado, uma das famílias mais importantes de Trancoso era a “Alves”, formada por fazendeiros. Dentre eles, havia um que se destacava: Seu João, dançarino nato e organizador das melhores festas da região.
Com sua mulher, Carmosina, João Alves morava na fazenda, mas mantinha uma casa no Quadrado para dias de festas. Quando ele chegava, era sinal que iria ter
comemoração. A mais famosa era a festa de São Sebastião, celebrada até hoje.
Antes de falecer, aos 84 anos, Seu João vendeu a casa no Quadrado para o Zé Barbudo, um sujeito inteligente, esperto e de boa conversa, que era casado com sua neta. Zé Barbudo também adorava música, e abriu logo um bar em Trancoso que virou ponto de encontro oficial entre locais e hippies. Quem vinha de fora, costumava trazer discos de vinil para apresentar ao Zé.
Tanto o bar como a casa existem até hoje em Trancoso e pouca gente sabe da importância desses lugares na construção da atmosfera do vilarejo. Com decoração assinada por Wilbert Das, sócio do Uxua Casa Hotel & Spa, a casa do de Seu João Alves pode ser alugada para temporada no Bahia Homes (@bahiahomes).
Deleite-se com as praias mais lindas de Trancoso e arredores.
Praia do Rio Verde
Conta com extensos coqueirais, areia fina, mar tranquilo e é a mais próxima do Quadrado – fica a apenas 10 minutos de caminhada. Aqui você vai encontrar o Uxua Praia, bar do Uxua Casa, Hotel e Spa, montado em um lindo barco abandonado, em torno do qual se espalham mesas, cadeiras e espreguiçadeiras. Há também outras opções de barracas de praia como as do Jonas, da Silvana & Cia. e da Lúcia do Espelho. Quem preferir um ambiente mais sossegado, é aconselhável andar até a ponta da praia.
Junto com a praia dos Coqueiros e a praia dos Nativos, compõe o “trio principal” de Trancoso – leia-se: as praias mais próximas do Quadrado, mais badaladas e com maior infraestrutura. É um prato cheio para quem busca todo o conforto de cadeiras de praia, quiosques, serviço de bar e comidinhas de primeira, além de músicas e clima de festa. Restaurantes e cabanas trazem delícias do mar, além de festas ao som de DJs. Para tomar um banho de mar, é melhor ir na maré baixa, já que a praia é de tombo.
É a mais exclusiva e uma das mais lindas da região. Para acessá-la, é necessário pegar o bondinho que leva do alto da falésia até a areia. O acesso é exclusivo do Complexo Terravista Brasil, a 10 minutos de carro de Trancoso. O mar por ali é tranquilo e o nome da praia é justificado pela presença das ilustres frequentadoras que aparecem por ali. É preciso fazer reserva para sentar em um dos charmosos lounges na praia ou em um bangalô no alto das falésias. Aproveite para visitar o espaço da Barthelemy na charmosa loja multimarcas (@KuraKuraTrancoso), localizada no alto das falésias desse paraíso.
Uma das mais procuradas para quem busca serviço de primeira, com pousadas, quiosques e bares como o Awê Praia Trancoso (@awetrancoso), com uma pegada mais cool, drinks autorais e comidinhas deliciosas. É também a praia dos hotéis Tangará, Villas de Trancoso e Estrela D’Agua, todos com serviço de praia e day use. É vizinha da Praia dos Coqueiros, da qual é separada pelo Rio Trancoso. O acesso a cada uma delas é separado ao chegar de carro, mas um caminho liga as duas para quem está a pé.
Isolada e deslumbrante, é cercada por falésias avermelhadas (um dos traços geográficos mais marcantes de Trancoso) e coqueiros abundantes, além, é claro, do rio que desemboca no mar. É um lugar perfeito para quem busca recarregar as energias em meio à exuberância da natureza local. Só há um restaurante, o Rio da Barra, com camas e poltronas na areia, criando o ambiente perfeito para passar o dia entre o mar, o rio e a areia.
Acessível apenas a pé ou por quadriciclo, fica em uma região de proteção ambiental e tem um visual bem diferente da maioria das praias da região. O Rio dos Frades, perfeito para um banho de água doce, desemboca no mar em uma área de manguezal, em que as paisagens ficam bem diferentes dependendo da maré. O ideal é chegar na hora da maré baixa, quando o visual fica ainda mais bonito. Não há estrutura nem serviços por lá, portanto, leve água e tudo mais de que for precisar ali, é você e a natureza.
Conhecida principalmente pelas imensas falésias coloridas que a cercam, possui apenas duas barracas que atendem na areia, mas, em poucos passos, você se distancia delas e fica com aquela sensação de praia deserta e exclusiva. A vegetação nativa, a cor das falésias e os coqueirais que beiram a areia compõem um cenário encantador. O mar é calmo e sem recifes aparentes, perfeito para um banho de mar sossegado. O campo de golfe do Terravista, no topo das falésias, tem uma vista incrível e é uma das opções de lazer mais bacanas do lugar.
Com cenário idílico, tem uma faixa de areia macia e mar calmo com corais aparentes – quem curte piscinas naturais vai ter um dia memorável na maré baixa. Não tem barracas nem serviço na praia, fica entre a Praia do Rio Verde e a Praia de Patimirim. É possível chegar pela estrada, de carro ou quadriciclo, ou pela faixa de areia, a pé. Quem vem pela estrada, precisa prestar atenção para não perder a estreita passagem de pedestres que leva à faixa de areia, localizada próximo ao Fasano Trancoso.
Ponta do Espelho
Espelho (foto), Caraíva, Itaquena e Corumbau possuem praias deslumbrantes que você não pode deixar de conhecer.
Localizada quase na metade do caminho entre Trancoso e Caraíva, é uma das praias mais famosas do Brasil, com um mar de águas claras, muitos coqueiros, um rio delicioso que corta a areia, piscinas naturais e corais coloridos. As pousadas, restaurantes e quiosques garantem o conforto e agitam a areia.
Uma das mais reservadas da região, é perfeita para quem busca um contato mais íntimo com a natureza. Não é possível chegar de carro, mas a caminhada de 5 quilômetros, partindo do Quadrado, vale a pena – também é possível chegar de quadriciclo. Parte da Reserva Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades, a área tem uma extensa faixa de mata nativa.
É uma das praias mais lindas, sossegadas e isoladas do litoral baiano. Lá só se chega de barco ou por uma estrada de terra. O acesso mais comum é de buggy, quadriciclo ou de lancha desde a vila de Caraíva. Na maré baixa, um grande banco de areia se forma, e você pode andar mar adentro por cerca de 500 metros.
Com ruas de areia onde não passam veículos motorizados e seu tradicional forró raiz, Caraíva é um lugar para aproveitar sem pressa. Já na chegada, um dos momentos mais marcantes: atravessar o rio Caraíva de canoa até a vila. Na entrada, pede-se que se pague o chamado Ecoticket, uma taxa ambiental simbólica cujos recursos são usados em melhorias para o povoado.
Uma seleção dos melhores e mais tradicionais restaurantes do vilarejo.
Jaca do Brasil
É um dos epicentros da vida social de Trancoso e uma deliciosa experiência gastronômica. Tem cardápio cheio de comfort food para quem quer “dar um tempo” do tempero baiano. @jacadobrasil
Em um salão agradável, arejado e cercado por muitas plantas, é um dos endereços mais celebrados de Trancoso. A cozinha brasileira traz pratos que respeitam a sazonalidade, como o carpaccio de polvo, e o original tempero baiano. @ocacau
Aberto em 1987 como doceria, virou restaurante e hoje faz parte da história do Quadrado. Há opções de petiscos como bolinhos de aipim, lula dorê e casquinhas de siri. A especialidade da casa são os doces, como as tortas geladas e a cocada quente com gengibre. @cantinhodocetrancoso
Localizado em uma casinha histórica do Quadrado, o restaurante do hotel Uxua oferece pratos clássicos, como moqueca, acarajé e ceviche, feitos de forma impecável. Bons drinks também são preparados no bar. @uxua
Um dos maiores emblemas gastronômicos de Trancoso, aberto em 1985, apresenta uma cozinha natural, orgânica e moderna. A chef Sandra Leite tira o melhor proveito da culinária regional, com opções de carnes e peixes – sem esquecer dos vegetarianos e celíacos – em pratos mais requintados do que a média encontrada no vilarejo. @capimsantotrancoso
O restaurante do resort Terravista, com vista fantástica do encontro do Rio da Barra com o mar, apresenta um delicioso menu degustação de frutos do mar, com ingredientes selecionados e adquiridos diretamente de agricultores locais e pescadores nativos. A Barthelemy deu match perfeito com a rusticidade sofisticada de Trancoso através de um espaço exclusivo na loja multimarcas Kura Kura, onde você fica por dentro de alguns lançamentos da marca. @praiatartarugas
Um dos programas gastronômicos mais tradicionais do vilarejo é a Feijoada da Glória, servida aos domingos. Dona Glória foi uma figura muito estimada em Trancoso, ocupando-se dos ofícios de parteira e farmacêutica. Experimente as caipirinhas de limão rosa, jabuticaba com tangerina e cacau. @casadagloriatrancoso
A cozinha foca nos frutos do mar. Destaque para o bacalhau e para a massa trufada com lagosta. As mesas ao redor da piscina garantem o frescor nos dias mais quentes. Chegue de dia para apreciar a vista inigualável e o pôr do sol. @pousadaelgordo
Com as mesas postas sob uma grande amendoeira no Quadrado, almoçar ou jantar no restaurante da soteropolitana Silvana é integrar-se totalmente ao ritmo baiano. É conhecido há quase 40 anos por sua fabulosa moqueca e por se auto intitular o “primeiro restaurante do Quadrado”. Poucos lugares são tão típicos de Trancoso. @silvanaeciatrancosoquadrado
Fica em meio a um seringal (cerca de 7 km por estrada de terra), totalmente imerso na natureza. Comandado por Fernando Droghetti (o ilustre Jacaré do Brasil), apresenta um farto buffet, sempre com um prato principal que varia diariamente. Ideal para um almoço longo e para aproveitar o fim de tarde com drinks entre amigos. @floresta_trancoso
Outro marco de Trancoso, o Maritaca oferece um ambiente bonito e despretensioso. Lá se encontra a turma que já é habitué do litoral sul baiano – é quase um point secreto. Espaçoso, é ótimo para quem está em grandes grupos ou em família. As pizzas de massa fina são o principal atrativo do cardápio. @maritacarestaurante
Com self-service gourmet durante o dia e um famoso à la carte à noite, o Rabanete funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados. É uma boa opção também aos vegetarianos. @casarabanete
O restaurante da pousada Casa La Torre tem gastronomia italiana, com especialidades nas massas frescas recheadas. Possui mesas iluminadas por velas em um ponto reservado no Quadrado. @ginogastronomia
No Quadrado, com vista para o mar e cardápio contemporâneo e mediterrâneo assinado por grandes chefs de renome nacional, como Eduardo Avelar, Fred Trindade e, agora, Felipe Rameh. @favorittotrancoso
No Quadrado, na sombra de uma amendoeira, o antigo Vitória tem entre suas especialidades frutos do mar e comida típica baiana. @alinajanete
Neste restaurante argentino você pode escolher entre a parrillada “do mar” ou a de carne. Também serve delícias da cozinha baiana. @chimichurritrancoso
Localizada na maior casa do espaço Na Praça, a Tasca tem cardápio semelhante ao seu “irmão” paulistano, a Tasca do Zé e da Maria. Destaque para a gastronomia portuguesa com um toque baiano, com frutos do mar e drinks refrescantes. @tascatrancoso
A famosa “padaria artesanal caiçara”, que conta com unidades no litoral norte de São Paulo, teve seu projeto em Trancoso assinado por Juliana Nicolay, que valorizou a natureza ao redor do espaço Na Praça. É perfeito para quem quer tomar um café e comer um doce. @feitoamao.trancoso
Este bar e bistrô lembra um boteco antigo, com delícias da culinária local, como pastel de taioba, e o bobó de cogumelos, além dos drinks autorais. @murutrancoso
Os dias e as noites baianas ficaram mais gostosos com o Flô, que oferece uma experiência gastronômica encantadora no Quadrado: pratos que fundem frutos do mar com a cozinha internacional, em um ambiente convidativo. @flotrancoso
Uma experiência apaixonante e acolhedora, com cardápio afetivo que inclui pratos como Carpaccio de Abóbora, Camarões com Arroz Vermelho e Couve-flor no Fogo. @bonittotrancoso
Com ares da Grécia e do axé da Bahia, o Allegria destaca a fusion cuisine comandada pelo chef Lucas Zanette. No menu, destaque para o niguiri de Wagyu e Flat Iron na churrasqueira japonesa. @allegriatrancoso
Em 2024, o Grupo Flô ganhou um novo integrante na família, o Flô Asian Cuisine. A gastronomia sofisticada e autoral dita o estilo do novo lugar, que, com ingredientes frescos (nacionais e japoneses) e muita criatividade, oferece opções que vão além da tradicional cozinha baiana. @floasiancuisine
Todo ano, a tradicional queima de fogos acontece no Quadrado, onde nativos e turistas se reúnem para dar a bem-vinda saudação ao ano novo. Mas as festas não são restritas apenas ao dia 31. A programação é variada e pé na areia.
Esteja preparado para o réveillon mais animado da Bahia. Não é à toa que, a cada ano, Trancoso atrai personalidades do mundo dos esportes, da moda, do cinema e da música. Lewis Hamilton, Leonardo DiCaprio, Ronaldo e Marina Ruy Barbosa são apenas algumas pessoas que já curtiram a virada e o verão no badalado destino no extremo sul da Bahia. Trancoso é o paraíso das celebridades porque é onde rolam as melhores festas de fim de ano do país.
Se o vilarejo é reconhecido pela tranquilidade durante o ano todo, a celebração de Ano Novo é cheia de festas e shows, algo que chama a atenção de turistas do mundo inteiro. Trancoso é simplesmente a melhor pedida para quem ama praia, clima agradável, boa gastronomia e música dos mais diferentes estilos.
A programação de réveillon começa logo depois do Natal, com festas que antecipam a virada, como a CoronaSunsets (@coronabrasil), We Love Trancoso, Saravá e Pré-Réveillon. No dia 31 de dezembro, a Festa do Taípe (@festadotaipe) é a mais aguardada, reunindo cerca de 2 mil pessoas em um cenário paradisíaco (quem não vai embora e fica acordado, costuma testemunhar o lindo alvorecer do primeiro dia do ano). No dia 2 de janeiro tem a festa Ressaca, uma espécie de despedida por uma longa semana de comemorações. Vale lembrar que os convites para as festas podem ser adquiridos antecipadamente, em pacotes ou pontuais. @agenciahaute
Uxua
Se você também ama passar o dia com os pés na areia e deixar a refeição principal para o fim do dia, tome nota.
Inaugurado no verão de 2022/23, o Praia Flô oferece um serviço exclusivo que está em perfeita sintonia com a natureza: a beleza tropical de Trancoso se funde à gastronomia sofisticada. O cardápio é inspirado nos mares, com fusão das cozinhas latina, mediterrânea e asiática. @praiaflo
Um barco de pescador restaurado e coberto por um telhado de piaçava, na Praia dos Coqueiros, é o cenário do beach bar do Uxua. Cada casa do hotel tem seu próprio sofá reservado na areia, mas também é possível ser atendido sem ser hóspede. Além de drinks e pratos estilo “Bahia-fusion”, a barraca também conta com caiaques, pranchas de surfe, massagens, aulas de capoeira e outros serviços que podem ser agendados. @uxua
Vizinho da Pousada Tangará, na praia dos Nativos, o Villas de Trancoso é um lugar premiado e que oferece day use, perfeito para quem quer passar o dia na praia utilizando os serviços do hotel. O restaurante conta com deliciosas opções de pratos de drinks, além de uma equipe bem atenciosa. Tanto a praia quanto a estrutura de mesas, cadeiras e espreguiçadeiras vão superar suas expectativas. @villasdetrancoso
Praia Flô
Anexo à pousada Bahia Bonita, tem estrutura de praia animada. Aqui a vibe é mais fit e natural - não espere tanto glamour ou montação. Na praia do Rio Verde. @bahiabonitatrancoso
Famoso por suas caipirinhas e indicado no livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer”, o bar de praia da pousada Estrela D’Água, na Praia dos Nativos, fica próximo às piscinas e apresenta um cardápio com mix das culinárias baiana e internacional. @estreladagua
No local onde antes funcionava o Café de la Musique, na Praia dos Coqueiros, o Almar se destaca como um espaço de lazer sustentável. São oito bangalôs, onde são servidos drinks autorais, petiscos e comidas perfeitas para se compartilhar (e que utilizam produtos da agrofloresta e do mar). Outro diferencial é a área de convivência para práticas como yoga. @almartrancoso
Carta de drinks especiais, seleção de vinhos, boa gastronomia, música ao vivo e um excelente serviço à beira-mar. Esta é a melhor definição do Casa Clube, um aconchegante espaço de 5 mil metros quadrados pé na areia, na praia do Rio Verde. A localização é mais um ponto a favor, com paisagens e flora deslumbrantes ao redor. @casaclubetrancoso
Além do pequeno hotel charmoso à beira-mar, o Tangará dispõe de um Sea Lounge com deck e um espaço coberto, onde ficam espalhadas as convidativas espreguiçadeiras. No bar, a caipirinha de cacau é a queridinha. Já os highlights do restaurante são os grelhados do mar e a moqueca mista. @trancosotangara
Tangará
O lugar perfeito para relaxar e viver o conforto e a sofisticação, cercado de uma paisagem deslumbrante. O cardápio é requintado, com opções como o salmão marinado no suco de beterraba com semente zimbro e especiarias. @awetrancoso
Sabores da autêntica e original cozinha baiana, que surpreende pela mistura herdada de povos nativos afrodescendentes e colonizadores. Pratos regados no dendê, com coco, banana da terra e aipim. @zebarbudolounge
Bem pertinho da entrada do Quadrado, oferece diversas variedades de café, preparadas com diferentes métodos. Os doces, salgados, bolos e sanduíches feitos na casa também são primorosos. @santocafetrancoso
A 10 minutos a pé do Quadrado, o Tao Chá possui proposta plant--based e oferece mais de 30 tipos de chá e drinks (alcoólicos e não alcoólicos), como as Caipi Chais, feitas com masala chai e tahini. Os requintados pratos da chef Mariana também não ficam atrás. @taochatrancoso
Villas de Trancoso
Na lanchonete, há croissants, cafés e lanches rápidos, incluindo opções vegetarianas. O empório conta com produtos selecionados, como queijos, vinhos, cervejas artesanais e massas finas – produtos não tão fáceis de se achar em Trancoso. @lemarcheemporio
Ao entrar no Quadrado, é impossível não ver as barracas de tapioca, opção quase obrigatória de lanche em algum momento das férias. As barracas da Elma e da Sandra são as mais famosas, com opções doces e salgadas desta iguaria típica brasileira.
@tapiocadaelmatrancoso
@tapiocadasandratrancoso
A arte do gelato artesanal italiano no centro de Trancoso. Esta é a Fior di Latte, que utiliza apenas frutas selecionadas, leite, creme de leite, ovos e açúcar em suas receitas. Destaque para os sabores Morango com Chocolate, Pistache e, claro, o de Chocolate. @fiordilattetrancoso
Esta gelateria artesanal localizada no Quadrado de Trancoso é conhecida pelas opções que destacam a natureza das frutas: ingredientes simples e naturais, livres de gordura hidrogenada, corantes e conservantes – tanto em sabores de frutas, como limão siciliano e manga, quanto o Black, feito de chocolate 80%. @baciodamore_
Quanto mais tempo você tiver na região, mais paraísos poderá conhecer.
Dedicar um tempo a si mesmo faz parte do pacote em Trancoso. “Caminhar até o Rio da Barra é minha terapia diária na vila”, diz a cantora Elba Ramalho. “Um bom banho de rio é um dos melhores jeitos de cuidar de si mesmo”.
Práticas de yoga também ajudam a aproveitar o ambiente de Trancoso para equilibrar o corpo. O estúdio Love of Yoga tem sessões diárias, em diferentes linhas, como hatha e ashtanga. @loveofyogatrancoso
Com um projeto arquitetônico moderno e imponente, o teatro recebe diversas atrações musicais e artísticas, como o Festival de Música de Trancoso. @teatrotrancoso
Muitas das casinhas do Quadrado são galerias e ateliês de arte, hotéis, pousadas, lojas, restaurantes e cafés. Conheça a Cheia da Graça, uma loja de artesanatos que fica no Quadrado. A dona, a Laila Assef, é caprichosa em tudo que faz. @laila.assef
Na oficina de Dionísio Chile só entram matérias primas naturais. As peças são moldadas em máquinas desenvolvidas por ele mesmo. O ateliê fica em Itaporanga, vilarejo ao sul de Trancoso, e há lojas no Quadrado e no Espelho. A experiência pode ser reservada pela plataforma Airbnb. @dionisiobiojoias
O veículo é uma ótima opção para se locomover pela região. Você pode ir até o Rio dos Frades, um lugar lindo de Trancoso, especialmente em novembro, quando um cajueiro enorme que tem no caminho fica carregado.
Localizado dentro do Complexo Terravista, no topo das falésias, o campo tem um driving range de 350 jardas, campo de 18 buracos com 7.212 jardas e bar. Atende desde jogadores iniciantes até profissionais. O buraco 14 de Par 3, entre o mar e as falésias, é considerado um cartão postal do golfe brasileiro. @terravistagolfcourse
São 5,3 km de águas tranquilas que passam pelo meio da Mata Atlântica e do mangue. Durante o caminho, são feitas pausas para um banho de rio. O passeio dura cerca de meia hora e desemboca nas praias dos Nativos ou dos Coqueiros.
Existem várias opções de trilhas e roteiros para fazer a cavalo, por conta própria ou com um guia. Na maioria dos percursos você vai encontrar tanto trechos pela mata quanto a beira-mar. Os cavalos são bem mansos. Os serviços de cavalgada disponíveis ficam entre a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros.
A cerca de uma hora de carro de Trancoso, a área foi fundada para preservar a árvore que dá origem ao nome do nosso país, e é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. São seis trilhas em meio à mata, que podem ser feitas a pé ou de mountain bike.
O grupo Capoeira Sul da Bahia foi fundado pelo Mestre Railson em Arraial d’Ajuda, em 1987. Em Trancoso, o grupo é liderado pelo mestre Diney. Há a tradicional roda de capoeira, às sextas-feiras, além de batizados e outros eventos organizados no espaço do grupo, localizado no Quadrado. @capoeirasuldabahiatrancoso
Faça chuva, faça sol, é possível fazer o roteiro ecoturístico da Fazenda Bom Sossego, que através da produção familiar, planta açaí, cupuaçu e coco. O lugar é tido como um exemplo de ocupação racional da propriedade agrícola, fornecendo a fruta fresca em forma de polpa durante o ano inteiro para diversas marcas. Na visita guiada na propriedade, localizada em Porto Seguro, você se envolve com os detalhes da colheita e, claro, degusta o verdadeiro açaí. @fazendabomsossego
Pode levar a raquete! Acompanhando o crescimento exponencial em todo o território brasileiro, o beach tennis vem ganhando cada vez mais popularidade em Trancoso, com campeonatos e lugares para a prática. Um único campeonato em 2024 atraiu cerca de mil espectadores, com uma disputa que contou com 49 duplas. O Vale do Quadrado é um paraíso dos esportes de areia, principalmente para o beach tennis. Um espaço às margens do Rio Trancoso frequentado por moradores e turistas, com quadras perfeitas e um café delicioso. @trancosobeachtennis
Quer viver as melhores sensações em Trancoso? A seguir, as dicas dos nossos amigos que são praticamente moradores locais deste paraíso do sul da Bahia.
“Se eu tivesse que escolher três coisas para quem ainda não conhece, eu diria para cuidar muito bem do corpo e da alma da seguinte forma: assistindo uma missa na histórica Igreja de São João Batista, comendo uma feijoada na Casa da Glória, de preferência no domingo e tomando um bom banho de mar.”
Elba Ramalho, cantora paraibana
“Em Trancoso, o dinheiro não tem valor. Somos todos iguais, frequentando as mesmas praias e o Quadrado. Sugiro um passeio de bicicleta até Caraíva, a cavalo pelas fazendas ou de caiaque, pelos rios.”
Fernando Droghetti, o Jacaré, montou sua primeira loja de decoração no Quadrado, no início dos anos 1990 e, em 2008, resolveu se mudar de vez para lá.
“Para entender a cultura de Trancoso, é essencial conhecer seus moradores e artistas locais. É encantador visitar os ateliês espalhados pela região, um mergulho na verdadeira essência deste lugar.”
Evelyn Gavioli, proprietária da Pousada Estrela D’Água
“Um dia perfeito em Trancoso é curtir a Praia das Tartarugas, que é praticamente exclusiva, e depois almoçar na parte alta do restaurante, na falésia, admirando o visual incrível para o horizonte e para o mar.”
Bruno Dias, sócio da Agência Haute e responsável por alguns dos principais eventos de réveillon em Trancoso
“Se você quer uma experiência gastronômica em meio à natureza, conheça o Floresta . É o melhor buffet de comida brasileira caseira, com mesas abertas no meio de um seringal. É incrível.”
Carol Celico, empresária e influencer que frequenta Trancoso desde o começo dos anos 2000
“A dica mais valiosa que tenho, que falo para os hóspedes desde que abrimos o Uxuá, é: não venha de carro. Dá para fazer tudo a pé. Também recomendo conhecer o Parque Pau Brasil e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Rio do Brasil.”
Wilbert Das, fundador do hotel Uxuá
“Recomendo uma visita à galeria Hugo França, rodeada por uma área de 30 mil metros quadrados de Mata Atlântica, e assistir ao espetáculo de circo Làmppi no Teatro Trancoso (aos sábados).”
Morena Leite, chef de cozinha que cresceu no Quadrado, onde, em 1985, seus pais inauguraram um restaurante
Teatro L'Occitane
Música, cinema, religião, arte e artesanato também fazem parte do menu de atrações do vilarejo
Realizado durante oito dias de março, o festival – que acontece no Teatro L’Occitane e outros lugares do vilarejo, incluindo um concerto ao ar livre no Bosque do Quadrado – é organizado pelo Mozarteum Brasileiro desde 2012. São shows de música clássica, popular, jazz e world music. @mozarteumbrasileiro
Todo ano, o Festival destaca um tema relevante para ser representado nas telas. Em 2021, por exemplo, destacou a importância do “afeto”, e em 2023 o foco foi a “sustentabilidade”. Com curadoria de Flávia Barbalho e Zeca Brito, o evento conta com exibições na Igreja de São João Batista e no Quadrado. Recentemente, foi incluída uma Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, avaliada por um júri especializado. @festivaldecinemadetrancoso
O festival acontece desde 2019, e oferece várias apresentações espalhadas por alguns cenários icônicos – como o Quadrado, o restaurante Floresta e a Casa de Perainda –, todas gratuitas e abertas ao público. A valorização da cultura local é um dos pilares do festival, que faz questão de contar com a presença de músicos que residem na região. @jazztrancoso
Pintura de Damião Vieira
O vilarejo conta com artistas reconhecidos que você vai adorar conhecer. A exemplo de Damião Vieira, com suas pinturas de paisagens locais; Joana Vieira e suas interpretações de santos e Iemanjás; Hugo França e suas esculturas de troncos; a tecelagem elegante de Evandro Duarte; o artesanato de Jó e Zé da Cerâmica; Valquito Lima, responsável pela pintura dos mastros de São Sebastião, São Brás e São João; a pintura acrílica e os bordados folclóricos de Magela Albuquerque.
@damiaoarte
@atelierhugofranca
@evandro.tear
@zedaceramica
@magela_albuquerque
As datas comemorativas são uma das melhores formas de conhecer a população local e a cultura brasileira, fortemente influenciada pela religiosidade. A puxada dos mastros, as danças e todo o cerimonial da festa são heranças passadas de geração em geração. No dia de Iemanjá (02/02) são feitas as tradicionais oferendas à rainha do mar, e a celebração continua noite adentro para celebrar São Brás (03/02). Também em janeiro, no dia 20, acontece a tradicional festa de São Sebastião – um dos pontos mais esperados da data é a troca dos mastros que ficam em frente à Igreja de São João Batista, no Quadrado, puxados e erguidos por volta das 5h da manhã, quando começa o imperdível samba de couro. Em junho acontece a celebração de São João (24/06), tradicionalmente a maior das festas. Todas as comemorações contam com apresentações musicais, celebrações de missas, pratos típicos e atividades folclóricas.
Destino disputado, agitado e frequentado por celebridades, Trancoso é garantia de ótima infraestrutura o ano inteiro e entrega uma atmosfera mágica a menos de duas horas de voo de São Paulo e uma hora e meia do Rio de Janeiro
Villas de Trancoso
Considerado o terceiro melhor hotel de luxo do Brasil pelo Trip Advisor, possui 10 villas e suítes de luxo, ideais para proporcionar uma experiência de refúgio personalizada. A propriedade possui 11 mil metros quadrados de jardins projetados, cozinha refinada, equipe atenciosa e estrutura de praia com bar, lounges e espreguiçadeiras. @villasdetrancoso
Metade das casas do Uxua data da fundação de Trancoso, há centenas de anos, e foi restaurada pelo holandês Wilbert Das, ex-diretor criativo da marca italiana Diesel, em parceria com artesãos locais, com materiais sustentáveis. Localizado no Quadrado, conta com 11 casas espalhadas ao redor de um exuberante projeto paisagístico repleto de vegetação tropical. @uxua
Construído em uma faixa de 500 metros com vista para o mar e assinatura do arquiteto Isay Wein feld, o empreendimento traz a mesma proposta dos outros endereços da grife: viver bem com elegância e sofisticação. Na praia de Itapororoca, o projeto se divide entre estâncias, um hotel e villas residenciais. A proposta é que o ambiente crie um diálogo harmônico entre a arquitetura e a natureza. @fasano
Com mais de 20 anos de experiência em hospitalidade, o proprietário Luigi Rotunno dedicou-se a criar ambientes originais e intimistas, que priorizam a privacidade do hóspede. O maior charme do local, que fica no Quadrado, é aliar a beleza natural de Trancoso com o que há de melhor em inovações quando o quesito é conforto. @casalatorre
Esta charmosa hospedagem com a cara de Trancoso tem mais de duas décadas de atuação, sempre levantando a bandeira “conforto, essência e sofisticação”. Animais de estimação também são bem vindos. Suas vilas planejadas estão prontas para receber famílias com crianças, casais e hóspedes individuais, com destaque para os amplos ambientes externos. @etniacasahotel
Em uma localização privilegiada, entre jardins, lagos e palmeiras, tem o pé na areia da Praia dos Nativos, a 5 minutos de carro do Quadrado. Os espaços são marcados pela decoração de tons claros e naturais, e pelo requinte rústico. A água tem papel de destaque na pousada, com opções de banhos turcos e jacuzzis nas acomodações. @trancosotangara
Localizada na Praia dos Nativos, esta encantadora pousada “pé na areia” leva em conta elementos que combinam a arquitetura com a natureza. O beach bar deles é perfeito para quem curte passar o dia todo na praia. @estreladagua @casalatorre
Foto aérea do Reserva Trancoso, Villas, Estâncias e Hotel Fasano
Situado no coração do Quadrado, o Na Praça é um convite para desfrutar da vida ao ar livre. O lugar, que um dia já foi cafezal e hotel para receber os amigos, hoje é uma deliciosa hospedagem com quartos com entradas independentes e áreas de convivência que dão o charme do lugar, mantendo a originalidade de Trancoso. @napracahotel
Ao lado do Quadrado e com uma visão privilegiada do oceano, possui três casas e uma suíte em uma propriedade que prima pela beleza de sua decoração praiana de luxo. O jardim traz a mata atlântica para dentro da hospedagem, e recebe a visita diária de pássaros, macacos e bichos-preguiça. Ideal para alugar por inteiro com a família e/ou amigos. @casasdalia
Especialista no litoral baiano, a empresa possui em seu portfólio propriedades de alto padrão que aluga e vende. Todas as villas são bem localizadas, projetadas e decoradas com alto nível de exigência e conforto. A maioria conta com vista para o mar e no mínimo três dormitórios. Há também serviço de arrumadeira, cozinheira e caseiro. @bahiahomes
São dois hotéis: um boutique, no Quadrado, e outro pé na areia, na Praia do Rio Verde, ambos com luxo e exclusividade. Todas as suítes possuem espaços amplos, acolhedores e arejados. É o típico combo local, com decoração rústica, ambiente sofisticado e serviço impecável, sempre privilegiando a natureza do entorno. @bahiabonitatrancoso
Quem gosta de viajar sem se preocupar com nada, vai gostar da experiência completa oferecida pela Be Bahia: eles cuidam de todos os detalhes da sua estadia em Trancoso no padrão excelência, reservando casas que incluem staff personalizado, com serviços de spa, bartender, músicos e DJs, além de programar todas as suas atividades outdoor.
@bebahiatrancoso
Acostumado a receber um alto volume de convidados para casamentos e outras celebrações, fica na Praia do Rio da Barra, localizada entre a Praia das Tartarugas e a Praia dos Nativos. Um dos grandes destaques do lugar é o beach bar, com amplo cardápio e eficiente serviço de praia. @riodabarravilla
Fica no Quadrado e apenas 10 minutos a pé da Praia dos Coqueiros. Dispõe de 12 quartos, restaurante com influência portuguesa e piscina. @pousadaelgordo
A localização privilegiada e o jardim privativo de 3 mil metros quadrados fazem da Casa Twee Trancoso um refugio bem ao lado da Igreja de São João Batista, no Quadrado. Reservas apenas para membros. @tweehouses
A 100 metros do Quadrado e a 300 metros da charmosa Praia dos Coqueiros, a propriedade pode ser alugada como quatro unidades distintas (uma suíte, um loft, uma casa de um quarto e uma casa de dois quartos) ou ocupada como uma única casa. Neste último caso, refeições também podem ser servidas. @santafe_casas
O ambiente é acolhedor e aconchegante, e a localização privilegiada: no meio do Quadrado. @hospedariadoquadrado
Com jacuzzi e restaurante que deu nome ao hotel, oferece acomodação nas proximidades da Igreja de São João Batista. Fica a 2.4 km da Praia do Rio Verde e a 10 minutos de carro da Praia de Itapororoca. @casarabanettetrancoso
Localizada ao lado da Igrejinha, oferece 4 casas bem aconchegantes, todas com um deck com uma belíssima vista para o mar. @segredosdetrancoso
Antiga casa de Maria da Gloria, famosa parteira da região, a pousada boutique é uma casa de família com 5 quartos, localizada no Quadrado. @casadagloriatrancoso
A 100 metros do Quadrado e 500 metros da Praia dos Coqueiros, está inserida em uma grande área arborizada com 8 mil metros quadrados. @pousadadobosque
Localizada no Beco do Quadrado, foi cuidadosamente construída em direção a costa Norte, em frente a um vale e área de proteção ambiental. @maravistatrancoso
Localizada à beira do Rio Trancoso, pouco mais de 400 metros separam esta pousada-boutique da Praia dos Nativos. @matanativapousada
A apenas 3 minutos de caminhada do Quadrado, possui piscina com vista tanto para o mar quanto para o vale do Rio Trancoso. @pousadamundoverde
Suas 12 suites, na Praia dos Nativos, de frente para o mar, são distribuídas entre a Casa Principal, Casa Branca e os 5 Bangalôs.
Situada numa viela tranquila do Quadrado, oferece 4 suítes com ar-condicionado, sala de estar e cozinha totalmente equipada. @vilasantoreitrancoso
Espaço do Calá e Divino, na Praia do Espelho
Pertinho do Quadrado, a pousada conta com uma linda piscina em meio ao jardim e os quartos têm a cara de Trancoso. @pousadaseisemeia
Ao lado da Igreja de São João Batista, é ótima opção para quem quer um lugar rústico e charmoso no coração de Trancoso. @pousadasoldamanhatrancoso
Hotel boutique com acomodações rodeadas pela natureza, vista para o mar, piscina e uma sofisticação rústica e chique. @gaiahotelboutique
Magnífica Villa na Praia da Itapororoca, 4 quilômetros ao sul de Trancoso. São quatro bangalôs e uma casa privativa com três suítes. @itapororocavilla
Na praia de Itapororoca, a 10 minutos de carro do Quadrado, a pousada é uma ode ao bem-viver. São suítes e casas completas que exaltam a natureza ao redor com uma
combinação de luxo e simplicidade. Completam a vibe, passeios de caiaque, observação de pássaros nativos na reserva ambiental anexa ou uma visita à aldeia Pataxó da Jaqueira. @pousadatutabel
A chef Morena Leite expandiu seu conceito ao usufruir de elementos típicos brasileiros com bom gosto e sofisticação. O conforto e a beleza do local, adjacente ao Quadrado,
garantem uma experiência inesquecível, especialmente na gastronomia. A pousada surgiu em 1987. E não parou no tempo: foi ganhando conforto, sem perder a personalidade. @capimsantotrancoso
Antiga fazenda na parte mais reservada da Praia do Espelho, a 24 quilômetros de Trancoso, é administrada há dez anos pela sueca Helena Rosén. São 8 bangalôs com vista para o mar, com decor de cerâmica e artesanato local. Seu restaurante de praia aceita reservas. @calaedivino
Pequena, aconchegante e charmosa nos mínimos detalhes, é dividida entre uma pousada de apenas cinco suítes, uma casa e um espaço cultural, o Galpão 103. A casa se integra à natureza com jardins bem distribuídos e traz para dentro de suas paredes vários exemplos da arte local. Na Rua do Porto, a poucos minutos a pé do Quadrado. @casadeperainda
Marcas locais, marcas famosa e marcas internacionais, mas de um jeito que você só encontra em Trancoso
Barthelemy
Trancoso é um paraíso despretensioso e sofisticado que acolheu a Barthelemy e trouxe bons ventos desde sempre. O lugar, por si só, já traduz o DNA da marca: decoração rústica e charmosa, a representação perfeita de quem está sempre pronto para encarar uma praia com muito estilo, ou então frequentar um ambiente que pede elegância e despojamento. @barthelemyofficial
No espaço da Lenny Niemeyer em Trancoso há peças sofisticadas da marca, como maiôs assimétricos, vestuário pós-praia com estampas exclusivas e conjuntos monocromáticos. A marca, que nasceu em 1991, no Rio de Janeiro, encontrou em Trancoso o habitat perfeito para lançar suas coleções de beachwear elegantes, que não se prendem a tendências. @lennyniemeyer
Uma loja cheirosa que te convida para uma deliciosa experiência sensorial. A combinação do estilo sofisticado dos produtos Tânia Bulhões com a rusticidade da cidade. @taniabulhoes
Com arquitetura inspirada na cultura local, a Arezzo tem um andar dedicado aos lançamentos da marca e outro às sandálias flip-flops da Brizza Arezzo. @casaarezzotrancoso
A Lacoste mais tropical do mundo está em Trancoso. Moda sofisticada em sintonia com a brasilidade do lugar. A marca promove atividades culturais, esportivas e sociais. @lacostebrasil
Criação do empresário Pedro Mafra, a multimarcas tem curadoria de marcas como Missoni, Patú, entre outras. @conciergefashiontrancoso
Itens para decoração, como cristais, lustres, quadros e aromas, sempre carregados de texturas e formas, compõem esta loja, que está sempre lançando coleções novas para enriquecer a mesa de lares sofisticados. @andreavieiracasa
Localizado no Quadrado, este salão de beleza era o que faltava ao charmoso vilarejo. Oferece serviços que vão de corte de cabelo e coloração até esmalteria, tudo com uma curadoria de produtos sustentáveis. @verao.trancoso
A Almesca dispõe de uma seção de bem-estar com marcas como Voluspa e L’Occitane. Os donos são veganos, e por isso procuram trabalhar com o maior número possível de produtos “verdes”, além de promoverem outras iniciativas em prol dos bichos. @farmaciaalmesca
Localizada no Quadrado, a loja apresenta marcas que são a cara de Trancoso, como Doppio T, Mariana Penteado e Cantuai. Destaque para a curadoria de produtos leves e coloridos, que aliam conforto, beleza e qualidade. @trancoseando
A loja, que fica logo no início do Quadrado, oferece uma seleção de itens da marca, como a camiseta “Osklen Trancoso”, reeditada periodicamente. @osklen
Também no Quadrado, a loja oferece uma seleção de roupas e acessórios esportivos, adequados tanto para o clima praiano quanto para as atividades físicas populares na região. @trackfieldoficial
A marca é original de Trancoso, remanescente do movimento artístico local que era bem forte até os anos 1990. As pulseiras são feitas à mão, utilizando pedras preciosas. @ecopulseiras